Zodiac passa a usar energia limpa em suas instalações

Farmacêutica inaugura 2.100 painéis solares em sua planta em Pindamonhangaba, no mês em que se celebra a conscientização sobre o meio ambiente

São Paulo, junho de 2022 – A Zodiac Produtos Farmacêuticos, uma empresa do grupo Adium, passa a adotar o uso de energia limpa em seu complexo fabril na cidade de Pindamonhangaba, interior do Estado de São Paulo. A empresa inaugura no dia 7 de junho a instalação de 2.100 painéis solares que serão responsáveis por metade do consumo de energia elétrica da empresa.

Em termos práticos, é como se a empresa tivesse plantado 3.476 novas árvores levando em consideração a redução da emissão de 487 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. “Essa é uma ação pioneira na Zodiac e que faz parte da nossa política de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) e confirma nosso comprometimento com as questões ambientais, com o bem-estar dos nossos colaboradores e com a cidade onde temos nossa fábrica”, diz Carlos Rinaldi, diretor industrial da Zodiac no Brasil.

De maneira simples, o conceito de energia solar pode ser entendido como uma fonte de energia alternativa, sustentável e totalmente renovável, obtida a partir da incidência da luz e calor solar. Hoje, existem diferentes tecnologias que aproveitam o potencial energético do sol para utilizá-lo a favor das atividades humanas. Os 2.100 painéis instalados na Zodiac são capazes de produzir energia suficiente para 717 casas e levaram seis meses para serem instalados.

Durante a produção de eletricidade tradicional (hidrelétricas e termelétricas), muitos subprodutos são emitidos na atmosfera, ameaçando o ar natural de que dependemos para respirar. Esses gases são dióxido de carbono e metano, e eles são tóxicos, colocando em risco nossa saúde. Eles também são acusados de causar alguns tipos de câncer. A energia solar, por sua vez, produz uma energia limpa, com impacto zero no meio ambiente.

Quanto mais pessoas usam energia solar, a demanda por eletricidade diminui. Como consequência, a carga de suprimento diminui e a rede elétrica tem menos problemas para lidar, como apagões ou quedas de tensão. Sem incêndios ou sobrecargas nos transformadores e sem incêndios nas subestações.

“Para a cidade de Pindamonhangaba, essa iniciativa gera um impacto ambiental claro, mas também incentiva outras empresas instaladas na região a adotarem também medidas que beneficiem o meio ambiente. A soma dessas ações gera um impacto ainda maior que só traz benefícios”, conta Rinaldi.

Sobre o grupo Adium

A Zodiac é uma empresa do grupo ADIUM, um grupo farmacêutico privado, líder na América Latina, com presença em 17 países. A empresa desenvolve, produz e comercializa produtos líderes em inovação e tecnologia, e é especializada em áreas terapêuticas como oncologia, hematologia, cardiologia, sistema nervoso central, urologia e ginecologia, entre outras. 

A empresa tem sede em Montevidéu, Uruguai, possui quatro plantas de produção farmacêutica na região, e está presente na Argentina, Bolívia, Brasil, América Central, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. No Brasil, o grupo opera através de sua subsidiária Zodiac Produtos Farmacêuticos.

O grupo Adium é parceiro de empresas internacionais de pesquisa e desenvolvimento farmacêutico há mais de 20 anos, trabalhando na comercialização de produtos inovadores e de alta tecnologia.

Informações para a imprensa

Conteúdo Comunicação

imprensazodiac@conteudonet.com

Alessandra Miranda – alessandra.miranda@conteudonet.com (11) 98460-3733

Adriano Pereira – adriano.pereira@conteudonet.com (11) 98463-6655

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.